Empreender

 

(19) 3722- 1030 / 9 9325-9045

Artigo

Empreendedorismo Inovando a educação, contribuindo com a produtividade do País
16/02/2017


Que relação há entre educação escolar e empreendedorismo?

A função da educação é preparar alunos com habilidades e competências suficientes para intervirem no meio em que estão inseridos e provocarem melhorias para si próprios e para a sociedade.

O empreendedorismo trata das questões relativas ao empreendedor, alguém capaz de fazer algo por esforço próprio, promover mudanças, investir em melhorias pessoais e coletivas. Por isso, nunca o empreendedorismo precisou tanto da educação e a educação precisou tanto do empreendedorismo.

Nesse sentido, ao pressupor ações como saber identificar, aproveitar ou criar oportunidades, elaborar projetos para construção de metas, objetivos e sonhos, bem como por ser um tema cultural, que diz respeito, portanto, a valores, crenças e comportamentos, o ensino do empreendedorismo não poderia ficar de fora do processo educacional.
As instituições educacionais podem colaborar nas dificuldades socioeconômicas, preparando alunos para empreender, gerar empregos, criar riquezas, assumir riscos e sugerir caminhos que beneficiem a todos.

A complexidade dos dias atuais e a falta de qualificação dos nossos jovens,exigem que o processo educativo estimule novos conhecimentos, habilidades e competências, promovendo o desenvolvimento do potencial empreendedor, buscando valores como autonomia, independência, capacidade de gerar o próprio emprego, de inovar e produzir riqueza, coragem de assumir riscos e crescer em ambientes instáveis, porque, diante das condições reais do ambiente, são esses os valores sociais capazes de conduzir o país ao desenvolvimento. Portanto, o aluno inserido no ambiente empreendedor torna-se um profissional mais preparado e participativo.

A escola é o ponto de partida para disseminação do empreendedorismo, pois ela é a multiplicadora do saber. A formação de empreendedores nas escolas enseja uma oportunidade única de abordar os conteúdos éticos que envolvem a cidadania, a atividade econômica e profissional,conduzindo os alunos a serem protagonistas das suas próprias decisões.

Saiba mais sobre nosso projeto "Empreendedorismo nas escolas"


Reginaldo André
Capacitando pessoas, transformando vidas

LEIA TAMBÉM
Capacitando Empreendedores, transformando vidas
....
Como identificar uma oportunidade de negócio
Este artigo tem por objetivo evidenciar como as importantes mudanças econômicas, sociais e políticas que vêm ocorrendo no cenário mundial desencadeiam tendências que geram oportunidades de negócio. ...
Gerar benefícios aos seus clientes é a grande sacada
Por melhor que seja sua ideia, ou sua capacidade, seu negócio só será estável e permanecerá no mercado se você oferecer aos consumidores necessidades não satisfeitas, ou conseguir satisfazer melhor que a concorrência de forma durável e consi...

Empreender Cursos

Unidade Pedreira
Rua Luis Novo, 41B - Santo Antonio - CEP: 13920-000
Fone: (19) 3893-6001

Unidade Jaguariúna
Rua Franco, 557 - Jardim Planalto
Fones: (19) 3722-1030 / 3837-3548

Formas de Pagamento

Siga-nos:

LiveZilla Live Help

Compartilhe:

© - Todos os direitos reservados - Empreender Cursos. 2018